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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3QTL422
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2018/04.17.13.57
Última Atualização2018:07.23.13.14.39 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2018/04.17.13.57.15
Última Atualização dos Metadados2020:12.07.21.11.29 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-18033-TDI/2743
Chave de CitaçãoSantos:2018:GeVaTe
TítuloMobilidade urbana em um dia típico - (geo)grafos variantes no tempo
Título AlternativoUrban mobility in a typical day - time series using complex network
CursoCAP-COMP-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2018
Data2018-03-27
Data de Acesso08 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Computação Aplicada)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas85
Número de Arquivos1
Tamanho17261 KiB
2. Contextualização
AutorSantos, Jéssica Domingues
BancaCalheiros, Alan James Peixoto (presidente)
Santos, Leonardo Bacelar Lima (orientador)
Quiles, Marcos Gonçalves (orientador)
Macau, Elbert Einstein Nehrer
Londe, Luciana de Resende
Carvalho, Tiago José de
Endereço de e-Mailjessica.dominguess@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2018-04-17 13:59:12 :: jessica.dominguess@gmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2018-04-18 19:12:34 :: pubtc@inpe.br -> pubtc@inpe.br] ::
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2020-12-07 21:11:29 :: administrator -> simone :: 2018
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveredes Complexas
mobilidade urbana
(geo)grafos
complex network
urban mobility
(geo)graph
GeoCNEt
ResumoUm sistema complexo pode ser modelado através do conceito de rede complexa que, por meio de grafos, retrata um conjunto de conexões com características topológicas não completamente regulares nem mesmo completamente aleatórias. No clima, na biologia, na sociologia e em muitas outras áreas, essas características apresentam semelhanças permitindo a reutilização das soluções a partir da generalização dos modelos. Este trabalho utiliza Redes Complexas para estudar mobilidade urbana. O campo de estudo é a cidade de São José dos Campos, Brasil. Os dados reais de deslocamento consistem em uma pesquisa Origem-Destino: a cidade foi dividida em 55 zonas de tráfego e mais de 20 mil pessoas foram questionadas sobre o horário de partida e chegada de cada viagem. O desenvolvimento foi dividido em 3 etapas: pré-processamento, processamento e pós-processamento. No pré-processamento, um grafo de origem e destino com representação matricial em 3 dimensões, em linguagem C/C++, foi criado, no qual cada vértice representa uma zona de tráfego, e as arestas são ponderadas pelo fluxo de pessoas, com variação no tempo, totalizando 24 matrizes, uma para cada hora do dia. No processamento, em C, foi utilizado a biblioteca igraph para calcular as medidas topológicas tais como grau (número de conexões), coeficiente de aglomeração (redundância de conexões entre vizinhos) e diâmetro (maior menor distância) de uma rede de mobilidade ao longo de um dia típico e também aplicamos o algoritmo walktrap para detecção de comunidades. No pós-processamento, utilizando o conceito de (geo)grafos, grafos representados com geolocalização, foi desenvolvido a GeoCNet, ferramenta que permite a criação de um shapefile com as propriedades topológicas do grafo. A estrutura modular mostrou que no momento de alto fluxo a rede se torna muito conectada e a estrutura modular desaparece. Por outro lado, nos momentos de baixo fluxo, a rede apresenta estrutura modular bem definida e as as sub-regiões da cidade são representadas pelas comunidades detectadas. ABSTRACT: A complex system can be modeled through the complex network concept that, by using graphs, represents a connection set with topological characteristics which are neither completely regular nor completely random. In sociology, biology, urban mobility and many other areas those characteristics show similarities which are useful for the reuse of the solutions from the models generalization. This work focused in the problem of Urban mobility, which in an unplanned urban growth scenario might generate negative impacts, like traffic jams, air pollution and infrastructure flaws. Based on real data for the city of São José dos Campos, the mobility of a typical day was represented. These data consist of an Origin-Destination survey: the city was divided into 55 traffic zones and more than 20 thousand people were asked about the time of departure and arrival of each trip. The development was divided in 3 steps, pre-processing, processing and post-processing. In preprocessing, an origin destination graph was generated with a 3-dimension matrix representation, in language C++, in which each vertex represents a traffic zone and the edges are weighted by the flux of people, with 24 time variations, one for each hour of the day. In the processing, in C, the igraph library was used to calculate the topological properties such as degree (number of connections), clustering coefficient (neighbors redundancy) and diameter (longest distance) of a network of mobility over a typical day and we also applied the textit walktrap algorithm for community detection. In the post-processing, using the concept of (geo) graphs, graphs represented with geolocation, the GeoCNet was developed. It is a tool that allows the creation of a textit shapefile with the topological properties of the graph. The results of the dynamic behavior of urban mobility showed cohesive values of the calculated topological properties, highlighting areas with more concentrated flow and the analysis revealed that some communities persist throughout the day.
ÁreaCOMP
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2PHGS
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.12.22.16 1
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
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